A cozinha é o coração e a alma de uma casa! Fazer as melhores escolhas para este espaço é extremamente importante, uma vez que este será um dos locais da casa, onde se passa mais tempo, quer seja a preparar os alimentos para as refeições, quer a tomar o pequeno-almoço, lanche, almoço e jantar. É também muitas vezes um local de socialização e de partilhas entre família e amigos.
Cada pessoa tem o seu espaço, a sua cozinha, a sua casa de forma totalmente personalizada com o que mais gosta e adaptada às suas necessidades e desejos.
1. Aço inoxidável
O aço inoxidável é um material de alta resistência, que não sofre com a oxidação e apresenta propriedades superiores aos aços comuns. Uma das suas maiores características e apreciada por muitos em diferentes ramos de actividade é o facto do aço inoxidável não sofrer oxidação atmosférica. Mantendo-se sempre em bom estado de conservação e visualmente agradável.
Por isto, este material tem uma excelente qualidade e resistência à utilidade constante que assim exige os materiais para uma cozinha.
Para além de ser um material funcionalmente durável, resistente e de qualidade, esteticamente é elegante e torna qualquer cozinha bonita e sofisticada.
Em 2023 vai ser tendência a utilização deste material quer em electrodomésticos, torneiras, utensílios que ficam expostos, acabamentos de cubas
2. Cozinhas Coloridas
2023 vem cheio de cores vibrantes e chamativas na hora de escolha na cor do seu mobiliário para a sua cozinha.
As cores como amarelo, laranja, verde, roxo, azul serão a maior tendência, no entanto será totalmente válida a escolha da sua cor favorita ou até uma cor que lhe agrade.
Escolha a sua cor favorita e mobile a sua cozinha da forma que mais lhe agrada. Não existe proibidos na hora de escolher a cor da sua cozinha.
3. Madeira
A maior tendência para 2023 volta a ser a decoração em madeira, ajudando a tornar os ambientes mais elegantes e sóbrios. A madeira escura estará mais em alta. No entanto, se não conseguir comprar materiais em madeira tem uma excelente alternativa, como o MDF (feito com fibras de madeira).
Conjugue o seu mobiliário de madeira escura com cores neutras, como branco ou preto. Assim a sua cozinha torna-se mais elegante com a conjugação de dois tons diferentes. Será uma combinação perfeita. Se pretender dar mais luz à sua cozinha deixe a sua decoração com tons mais claros/brancos.
4. Móveis compactos
Principalmente os móveis de linhas retas será uma tendência que está em alta de forma a trazer mais praticabilidade e espaço na vida do consumidor.
Uma grande tendência será a não utilização de puxadores no mobiliário da cozinha, pois assim ocupam menos espaço e a abertura das portas com sistema de pressão/toque.
5. Puxadores pretos
Se preferir fugir aos móveis compactos, uma das tendências serão os puxadores pretos, que contrastem com o mobiliário aplicado. No entanto, ninguém o impede de escolher outras cores e o segredo será sempre encontrar alternativas, que o façam fugir do óbvio e que dê personalidade e carisma à sua cozinha.
6. Espaços fechados
Chega ao fim a era das cozinhas de Open Space, dando lugar a cozinhas fechadas, o que facilita bastante na hora de cozinhar. Os cheiros não se espalham tanto, o que significa que não necessita de ter um exaustor tão potente. Assim como cria um ambiente mais intimista, onde há mais privacidade, praticabilidade na limpeza, visto que a gordura obtida na hora de cozinha espalha-se para o mobiliário e electrodomésticos da sala.
Há portanto uma delimitação do espaço, obtendo uma maior funcionalidade.
7. Revestimentos Naturais
Os revestimento naturais, como por exemplo cimento e ardósia estão em altas. Estes materiais dão um ar mais rústico e belo à decoração do espaço.
Pode-se utilizar estes materiais em paredes, pisos, bancadas da cozinha. Esta tendência é uma excelente notícia porque normalmente os revestimentos naturais são mais baratos. Outra tendência é a utilização do mesmo material ou cor no acabamento de pisos e das paredes, de forma a criar um espaço mais amplo e minimalista.